Saiba de uma vez por todas o que é rima e como rimar um poema com habilidade, criando versos agradáveis e, quem sabe, encantadores!
A rima é um aspecto tido como óbvio na criação de poemas, uma vez que é perceptível por quem conhece e por quem não conhece em profundidade a técnica poética.
Contudo, saber como rimar um poema não se resume a ser capaz de colocar palavras com terminações semelhantes no fim dos versos.
Para fazer boas rimas, rimas que agradem, surpreendam e encantem, o poeta precisa entender o porquê de as rimas funcionarem, e por que há rimas de menor e maior mérito poético.
Pensando nisso, preparamos esse artigo, para que você saiba de uma vez por todas o que é rima e aprenda como rimar um poema com habilidade.
Boa leitura!
O que é rima?
Rima é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras.
Os tipos de rima mais comuns são:
- Rimas toantes: paridade de sons entre as vogais tônicas. Ex: asa, cada.
- Rimas consoantes: paridade completa de sons a partir da vogal tônica. Ex: asa, casa.
As rimas consoantes são as mais utilizadas em composições poéticas, seja em língua portuguesa ou em outro idioma, por apresentarem uma paridade de sons que parece entregar o que o ouvido espera e por haver relativa abundância de palavras que se enquadram nela — em outros tipos de rima, é significativamente mais difícil enquadrar palavras.
Algumas particularidades:
- Entre as rimas consoantes, admite-se a rima de vogal aberta com vogal fechada. Ex: bela, estrela;
- admite-se a rima de palavras com diferentes consoantes ou vogais de apoio, mas que emitam o mesmo som. Ex: laço, passo; mágoas, águas;
- admite-se, também, a rima entre a vogal mais forte de uma palavra com tônica em ditongo com outra palavra que tenha somente a mesma vogal tônica, seja aberta ou fechada. Ex: beijo, desejo.
Como dispor as rimas num poema
Para saber como rimar bem, o poeta deve entender que a disposição das rimas influencia o efeito poético gerado pela composição.
As rimas podem ser dispostas de diferentes maneiras. Quatro são as principais:
Rimas emparelhadas
Rimas emparelhadas são as que se sucedem duas a duas (aabb):
Espaçoso é o salão: jarras a cada canto
Admira-se o lavor do teto de pau-santo.
Cadeiras de espaldar com fulvas pregarias;
Um enorme sofá; largas tapeçarias.(Gonçalves Crespo)
Observe que, neste poema, nos dois últimos versos há paridade, também, na consoante de apoio (r). Falaremos sobre isso mais adiante.
Rimas cruzadas ou entrelaçadas
Rimas cruzadas ou entrelaçadas são as que se alternam (abab):
És um morto! Como há de a loura Margarida
Teus lábios ao calor do seu beijo aquecer?
Perdendo as ilusões, também perdeste a vida,
Pois deixar de iludir-se é deixar de viver!(Raimundo Correia)
Rimas enlaçadas
Rimas enlaçadas são as que rimam em parelha dois versos entre dois outros que também rimam (abba):
Sol brasileiro! queima-me os destroços!
Quero assistir, aqui, sem pai que me ame,
De pé, à luz da consciência infame,
À carbonização dos próprios ossos!(Augusto dos Anjos)
Rimas misturadas
Rimas misturadas são as que se sucedem de forma livre, podendo o poeta variá-las como quiser na composição:
Vão as serenas águas
Do Mondego descendo,
E mansamente até o mar não param;
Por onde as minhas mágoas
Pouco a pouco crescendo,
Para nunca acabar se começaram.
Ali se ajuntaram neste lugar ameno,
Aonde agora mouro,
Testa de nove e ouro,
Riso brando, suave, olhar sereno,
Um gesto delicado,
Que sempre n’alma m’estará pintado.(Camões)
A qualidade das rimas
Nem toda rima possui o mesmo mérito. Em geral, podemos dizer que a qualidade de uma rima está diretamente relacionada com o efeito de surpresa que ela é capaz de gerar.
Por isso, as melhores rimas geralmente são inesperadas e encantam por evidenciar uma relação única e incomum entre duas palavras.
As rimas, quanto à qualidade, são de praxe divididas entre rimas pobres e rimas ricas.
Rimas pobres
São chamadas rimas pobres as rimas que combinam palavras de mesma classe gramatical: verbos com verbos, substantivos com substantivos, adjetivos com adjetivos…
Sobretudo, essas rimas são ruins quando em formas muito abundantes na língua, como os advérbios em –mente, verbos no infinitivo, no particípio passado, etc. (-ão, -ia, -ado, -ante, -ade, -eza são algumas terminações a serem evitadas).
Admite-se, porém, este tipo de rima quando as palavras rimadas emprestam força de expressão ao contexto, como nestes versos que abrem Os Lusíadas:
As Armas e os Barões assinalados,
Que da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana;
E em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
Entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram.(Camões)
A rima de verbo com verbo pode passar de viciosa a plausível quando forem eles diversos em tempo, modo, número ou pessoa. Ex: diz, ouvis; adoçou-se, fosse; vigia, cantaria.
Você pode usar o nosso dicionário de rimas para buscar palavras que deixem suas rimas melhores, bastando que você digite a terminação desejada.
Rimas ricas
São chamadas rimas ricas as rimas que, além de combinarem classes gramaticais diferentes, possuem paridade também na consoante de apoio, como nos últimos dois versos que apresentamos no tópico de rimas emparelhadas. Ex: batalha, retalha; imprudente, acidente.
Perceba que batalha (substantivo) rima com retalha (verbo) e imprudente (adjetivo) rima com acidente (substantivo), ambas estas rimas apresentando paridade, também, na consoante de apoio (no primeiro caso, “t”; no segundo, “d”).
Não é fácil, porém, construir poemas somente com rimas ricas, e em muitos casos uma construção desse tipo pode parecer afetada.
Por isso, saiba que para uma rima ser boa, não é necessário que ela seja rica.
Vejamos agora algumas dicas para que você saiba como rimar um poema com habilidade.
Como rimar um poema com habilidade
Saber como rimar bem é saber, em resumo, quais tipos de rima deve-se evitar.
Como disseram Olavo Bilac e Guimarães Passos, duas autoridades no assunto, “a rima deve ser rara para não ser corriqueira, mas não tão rebuscada que possa parecer ridícula”.
Posto isso, aqui vão alguns conselhos para que você saiba como rimar um poema com habilidade, e consiga fazer boas rimas.
Dê preferência a substantivos, adjetivos e verbos
Substantivos, adjetivos e verbos são as palavras geralmente mais expressivas de qualquer idioma: são elas que dão sentido, pintam e fazem com que um texto se mova.
Dê preferência a elas, sempre rimando-as com outra classe que não a sua (não coloque preposições, pronomes átonos ou conjunções no final do verso).
Não rime uma palavra consigo mesma
Essa dica pode parecer óbvia, mas é importante deixá-la registrada.
A rima de uma palavra consigo mesma simplesmente desagrada.
Não rime substantivos com verbos que dele se formam
Aqui uma dica importante. A rima de um substantivo com um verbo que dele se forma é extremamente óbvia, e deve ser evitada.
Exemplos: carta, encarta; flora, desflora.
Não rime palavras com outras que delas se compõem
Pelo mesmo motivo da dica anterior, rimar palavras com outras que delas se compõem não gera nenhum efeito surpresa e deve ser evitado por quem deseja fazer boas rimas.
Exemplos: mortal, imortal; flor, beija-flor.
Não rime antônimos
Essas rimas, também, são demasiado óbvias e desagradam pela falta de criatividade.
Exemplos: amigo, inimigo; cristão, pagão; egoísmo, altruísmo.
Busque variar as vogais de suas rimas
Para fechar, outra dica importantíssima: varie as vogais de suas rimas.
Assim como você deve buscar a variedade de vogais dentro de um verso, para evitar que eles sejam monófonos, você também deve variar as vogais tônicas de suas rimas, estejam elas emparelhadas, cruzadas, enlaçadas ou misturadas.
Um poema com variedade de vogais soa muito melhor aos ouvidos e, a menos que você deseje gerar um efeito expressivo através da repetição da mesma vogal, é sempre bom que você busque a variedade.
Conclusão
Ficamos por aqui!
Esperamos que você tenha aprendido o que é rima e gostado de nossas dicas sobre como rimar com qualidade.
Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de ver a nossa seleção de poemas de Antero de Quental.
Um abraço e até a próxima!