Avançar para o conteúdo

8 melhores livros de poesia em português para estudar e aprender!

curso fundamentos da criação poética curso como escrever um livro de poesia

Confira a nossa seleção com os 8 melhores livros de poesia em português para estudantes da arte poética!

São muitos os motivos que podem levar alguém a estudar poesia.

E em todos os casos, desde o apreciador da arte ao aspirante a poeta, a mesma dúvida aparece: por onde começar?

A poesia, manifestação mais alta e mais sublime de um idioma, é uma arte complexa, repleta de dificuldades.

A primeira delas é que, por ser uma arte assaz subjetiva, é muito difícil estabelecer padrões e dizer o que se deve e o que não se deve fazer — ou, dizendo em outras palavras, rigorosamente todas as “regras” que tentaram impor à poesia já foram violadas.

Sendo assim, para o estudante, é difícil de se orientar. E a imensa abundância de livros de poesia disponíveis é mais um entrave.

Se abre um Fernando Pessoa, encontra versos livres; se abre um Camões, versos metrificados; numa obra acha sonetos, noutra escapa-lhe o padrão; na tradução da Ilíada, versos brancos; na da Divina Comédia, versos rimados… e toda essa variedade quase ilimitada de formas e estilos leva o mesmíssimo nome de poesia.

Como, então, construir bases sólidas no estudo da arte poética para apreciar e interpretar grandes poetas e, quem sabe, até converter-se num deles?

Pensando nisso, preparamos uma seleção com aqueles que consideramos os 8 melhores livros de poesia em português para estudar e aprender a arte poética.

Aproveite!

Os melhores livros de poesia para estudar e aprender

Tratado de metrificação portuguesa, de António Feliciano de Castilho

Tratado de metrificação portuguesa

O Tratado de metrificação portuguesa, do português António Feliciano de Castilho está, sem dúvida, entre os melhores livros de poesia para aprender a arte poética, e por vários motivos.

O primeiro deles é que esta obra tem uma grande importância histórica, por se tratar da primeira tentativa sistemática de estabelecer bases sólidas para o fazer poético em língua portuguesa.

Em segundo lugar, este tratado de Castilho influenciou praticamente todos os estudos teóricos da poesia em português que lhe seguiram, servindo de base para a maioria deles (e, obviamente, servindo como fonte de estudo primária para poetas da língua).

Além disso, o tratado tem uma didática muito interessante, ótimos exemplos e explicações quase sempre claras.

Por este tratado, você aprenderá muito sobre os fundamentos da poesia, e entrará em contato com uma bela abordagem de temas como contagem de sílabas poéticas, metrificação, classificação dos versos, rima, entre outros, e tudo isso através de um dos nomes mais renomados da literatura portuguesa.

Embora o modelo de Castilho, muito em razão de ter sido baseado na metrificação francesa (mas também por algumas polêmicas opiniões do autor), ter sido alvo de algumas críticas procedentes, não resta dúvida que, por tudo o que dissemos, vale o estudo e está este entre os melhores livros de poesia existentes em português para aqueles que querem aprender a fazer versos.

Tratado de versificação, de Olavo Bilac e Guimarães Passos

Tratado de versificação

Nossa segunda indicação é este Tratado de versificação, escrito conjuntamente pelos poetas Olavo Bilac e Guimarães Passos.

Estes poetas brasileiros, fundadores da Academia Brasileira de Letras, dispensam apresentações, e o tratado que nos legaram é um dos melhores livros de poesia, hoje, à nossa disposição.

Ad Curso de Poesia

Esta obra está expressamente amparada no modelo de Castilho, e o português (referido como “mestre”) é citado inúmeras vezes, seja em exemplos, seja em explicações.

Mas na terceira parte desta obra encontramos uma abordagem muito mais completa sobre os chamados “gêneros poéticos”, repleta de bons exemplos.

O tratado está bem organizado, as explicações são claras, as introduções aos temas são ótimas e o livro, por isso, merece menção em nossa lista de melhores livros de poesia.

Acreditamos que, através do estudo desta obra e da de Castilho, que se reforçam mutuamente, o estudante sério dominará a métrica de versos portugueses.

Versificação portuguesa, de Manuel Said Ali

Versificação portuguesa

Acreditamos ser Versificação portuguesa, de Manuel Said Ali, uma pérola indispensável para o estudante sério da poesia em língua portuguesa.

Esta obra, como todas de Said Ali, talvez não seja a mais indicada para iniciantes, e um conhecimento prévio dos fundamentos da poesia é necessário para que se lhe tire o maior proveito.

Loading

Porém, sem dúvida, a interpretação da poesia feita por este grande intelectual brasileiro pode iluminar sobremaneira a mente daqueles interessados em poesia.

Manuel Bandeira, que prefacia a obra, diz o seguinte:

O compêndio Versificação portuguesa, ora editado pelo Instituto do Livro, parece-me, não obstante sua brevidade e concisão, o mais inteligente e incisivo que sobre a matéria já se escreveu no Brasil, senão também em Portugal. O eminente Prof. Said Ali, de quem tive a honra de ser aluno de alemão no Colégio Pedro II, (…) a quem devemos tantas contribuições magistrais ao estudo de nosso idioma, não é um poeta. Mas o seu íntimo conhecimento da poesia latina e da poesia das grandes literaturas ocidentais dá-lhe competência para versar o assunto com uma autoridade que não terá talvez atualmente nenhum poeta da língua portuguesa.

Entre muitas outras coisas, esta é uma obra polêmica, que se coloca em contraposição ao modelo já consagrado de António Feliciano de Castilho.

Uma nova classificação dos versos é proposta, e muitas críticas são feitas ao português.

É verdade: o modelo proposto por Said Ali não teve adoção semelhante ao de Castilho; contudo, acreditamos que isso em nada arranha a contribuição valiosíssima de Said Ali ao estudo da poesia em língua portuguesa.

Além de exemplos excelentes, nesta obra deparamo-nos com uma abordagem muito mais interessante do ritmo, se a comparamos com as obras anteriores desta lista.

Said Ali aplica com grande êxito o conceito de “pés” quando aborda os aspectos construtivos de um verso, passando-nos claramente a noção de que o verso é uma construção rítmica e, portanto, se seccionado, deve sê-lo de praxe em unidades rítmicas (pés) e não silábicas — como, aliás, sempre fizeram os antigos.

Só por isso, o livro já seria de grande valor ao estudante, mas a visão de Said Ali sobre os diversos aspectos da poesia conferem-lhe o status de indispensável.

Por isso, recomendadíssimo!

ABC da literatura, de Ezra Pound

ABC da literatura

Destacamos este livro do poeta americano Ezra Pound, originalmente publicado como ABC of Reading, porque pode ter um efeito muito positivo sobre estudantes de poesia e poetas iniciantes.

Pound era um homem eruditíssimo, e escreveu este livro para ser um manual básico para todos aqueles que desejam entrar em contato com a poesia.

Se pudéssemos resumi-lo (e num resumo infame), diríamos que este livro é um descomplicador.

Isso porque Pound aborda temas que podem parecer de uma obscuridade impenetrável ao estudante, lançando luz em todos eles.

O tempo inteiro, vemo-lo esforçando-se para ater-se ao simples, para destacar aquilo que julga valioso, para criticar o que deve ser criticado, e para deixar tudo isso o mais claro possível ao estudante.

Colocamos esta obra entre os melhores livros de poesia em português porque, apesar de ser uma tradução, possui notas originais e muito interessantes de uma voz que merece o nosso respeito.

Mas, é claro, se você domina o inglês, recomendamos que a leia no original.

Os Lusíadas, de Camões

Os Lusíadas

Camões, injustamente, talvez seja o autor que mais assusta estudantes da poesia portuguesa e poetas iniciantes.

Isso ocorre, principalmente, porque muitos entram em suas obras forçados, geralmente ainda muito jovens e sem um preparo adequado para apreciar estes que estão no topo dos melhores versos já feitos em língua portuguesa.

Porém, para aqueles que já se familiarizaram com os aspectos técnicos da poesia, que já possuem uma boa base de gramática e estudam seriamente a nossa língua, não vemos como Os Lusíadas não pode fornecer uma das mais prazerosas leituras possíveis em português.

Estamos, aqui, deixando de lado toda a importância histórica da obra, tudo o que ela representa na literatura portuguesa, e nos atendo apenas aos seus aspectos didáticos: afinal, são versos primorosos.

Se você deseja saber o que de melhor já foi composto em português, então, Os Lusíadas é leitura obrigatória.

Por isso, acreditamos que esteja ele, também, entre os melhores livros de poesia em português para aprender a arte poética: ler grandes versos é fundamental para apreender uma infinidade de conceitos que, neles, vemos magnificamente aplicados.

Sonetos, de Camões

Sonetos

Mais uma obra de Camões, e o motivo é muito claro: por tudo o que o soneto representa na poesia portuguesa, o estudante de poesia e o aspirante a poeta têm de estudá-lo com carinho; e para fazê-lo, não há obra melhor que os Sonetos, de Camões.

Aqui, são quase 300 sonetos legados por esse grande mestre da nossa língua, vários deles entre os melhores já compostos em português.

Camões varia a expressão, o ritmo, e inunda-nos de uma musicalidade encantadora.

Seus sonetos abrem a mente do leitor para as infinitas possibilidades que esta forma fixa nos oferece, e por isso não poderiam deixar de estar nesta lista de melhores livros de poesia para estudar.

Fechando esta obra, não há dúvida de que o estudante terá aprendido muito.

Obra poética completa, de Gonçalves Dias

Obra poética completa

Recomendamos a Obra poética completa, de Gonçalves Dias, por dois motivos.

O primeiro é que Gonçalves Dias é um dos maiores e mais expressivos poetas brasileiros de todos os tempos.

O segundo é que, ao estudante, essa obra fornecerá uma variedade tão grande de formas que dificilmente poderá ser igualada.

Na poesia regular, pode-se dizer que Gonçalves Dias experimentou quase tudo: sua obra contém versos brancos, versos rimados, versos em todos os metros tradicionais, versos quebrados, formas fixas as mais variadas…

E, tudo isso, encontramos a serviço da grande inspiração do poeta.

Com efeito, Gonçalves Dias serviu de modelo a vários outros artistas, porque sua técnica é excelente em muitas formas e muitos ritmos.

Sendo assim, o estudante de poesia terá muito proveito se estudar diligentemente os belos versos que nos legou este poeta, cuja Obra poética completa também julgamos estar entre os melhores livros de poesia em português para aqueles que desejam aprender.

Obra poética, de Fernando Pessoa

Obra poética

Para finalizar, a Obra poética deste imenso Fernando Pessoa.

Sobre Pessoa, não há muito o que dizer: basta-nos afirmar que trata-se de um dos maiores nomes da literatura universal.

Mas sua obra, ao estudante, é valiosíssima por evidenciar possibilidades únicas no manejo do verso.

Grande parte do que Pessoa compôs, fê-lo em verso livre. Portanto, desta lista, apenas esta obra apresentará ao estudante esta forma poética.

Aquele que entrar na obra de Fernando Pessoa com uma boa bagagem ficará encantado com a expressividade deste poeta que, embora inteiramente apto a trabalhar a métrica e a regularidade rítmica, optou pela composição livre, extraindo-lhe efeitos impressionantes.

A maneira como Pessoa consegue impregnar em seus versos uma atmosfera toda peculiar não é simplesmente admirável, mas instrutiva, e muito ganhará o aluno que estudar sua obra com atenção.

Portanto, também recomendamos!

Conclusão

Então, é isso!

Esperamos que você tenha gostado de nossa seleção dos melhores livros de poesia em português para estudar e aprender.

Se você curtiu esse texto, não deixe de ver o que escrevemos sobre “O corvo”, de Edgar Allan Poe.

Um abraço e até a próxima!

Como citar este conteúdo COMO FAZER UM POEMA. 8 melhores livros de poesia em português para estudar e aprender!. [S.I.] 2022. Disponível em: https://comofazerumpoema.com/melhores-livros-de-poesia-portugues-aprender/. Acesso em: 15 mai. 2024.