Saiba o que é acróstico em poesia, conheça suas características e veja exemplos de sua aplicação!
O acróstico é um tipo de composição poética que, embora tenha perdido espaço na poesia séria, continua a ser muito empregado com finalidade educativa.
Tal ocorre porque o acróstico possui uma camada de sentido adicional que estimula a criatividade de quem o escreve, além de convidar o leitor a decifrá-lo.
A seguir, elucidaremos o que é acróstico em poesia, quais são suas características e daremos exemplos de sua aplicação.
Definição de acróstico
Acróstico é uma composição poética em que o alinhamento vertical de determinadas letras que a compõem formam uma palavra ou frase.
Na maioria das vezes, tais letras são alinhadas no início dos versos.
Como facilmente se deduz, é em torno desta palavra ou frase formada que o acróstico é erigido, servindo os versos frequentemente para exaltá-la ou simplesmente caracterizá-la.
Geir Campos faz distinção entre três tipos de acrósticos: (1) o acróstico propriamente dito, cujo alinhamento da palavra ou frase em questão se dá no início dos versos; (2) o mesóstico, cujo alinhamento se dá no interior dos versos; (3) e o teléstico, cujo alinhamento se dá no fim dos versos.
Embora tais denominações não sejam de emprego corrente, os três tipos representados por elas são comumente encontrados, sendo o mais frequente denominá-los todos simplesmente acrósticos.
Ainda outros tipos de acrósticos são encontrados, variando o alinhamento (horizontal, por exemplo), o número de alinhamentos (dois ou três) e até a disposição gráfica dos versos, de forma a ressaltar a palavra alinhada.
Aplicação do acróstico
A aplicação mais frequente e tradicional do acróstico se dá sob a forma de homenagem à pessoa cujo nome é alinhado nas letras iniciais dos versos.
Esta pessoa, na poesia lírico-amorosa, é tradicionalmente a pessoa amada, embora também se encontre muitos acrósticos destinados a pessoas queridas, homenageadas pelo poema.
Além desta aplicação mais comum, os acrósticos são ainda utilizados para transmitir mensagens ou para caracterizar vocábulos os mais diversos, como “cidade”, “tristeza”, “amor”, que, formando-se através do alinhamento vertical das letras, servem também de temática ao poema.
Abaixo está um exemplo de acróstico, em versos citados por Manuel Bandeira em A versificação em língua portuguesa, cujas iniciais dos versos formam o nome Maria (nosso destaque para as iniciais):
Maria, tens no teu vulto
A graça da ave e da flor.
Rendo-te mais do que amor
Imenso: rendo-te culto.
Ah! como à mãe do Senhor.
Exemplos de acróstico
Abaixo daremos mais dois exemplos da aplicação do acróstico em português, com nosso destaque para as letras que formam palavras:
Prefácio, de Antônio José da Silva
Este acróstico serve de prefácio ao volume em que foram publicadas as comédias deste poeta brasileiro, queimado vivo pela Inquisição em 1739:
Amigo leitor, prudente,
Não critico rigoroso
Te desejo: mas, piedoso,
Os meus defeitos consente:
Nome não busco excelente
Insigne entre os escritores;
Os aplausos inferiores
Julgo a meu plectro bastantes:
Os encômios relevantes
São para engenhos maiores.
Esta cômica harmonia
Passatempo é douto, e grave;
Honesta e alegre e suave,
Divertida a melodia;
Apolo, que ilustra o dia,
Soberano me reparte
Ideias, facundia e arte,
Leitor, para divertir-te,
Vontade para servir-te,
Afeto para agradar-te.
Vencido está de amor… Meu pensamento, de Camões
Este acróstico é interessante por estar, primeiro, em forma de soneto e, segundo, por conter dois, e não apenas um alinhamento vertical, algo que aumenta consideravelmente a dificuldade da composição.
Vencido está de amor… Meu pensamento
O mais que pode ser… Vencida a vida,
Sujeita a vos servir e… Instituída,
Oferecendo tudo… A vosso intento.Contente deste bem… Louva o momento,
Ou hora em que se viu… Tão bem perdida;
Mil vezes desejando… Assi ferida,
Outras mil renovar… Seu perdimento.Com esta pretensão… Está segura
A causa que me guia… Nesta empresa
Tão sobrenatural… Honrosa, e alta.Jurando não querer… Outra ventura,
Votando só por vós… Rara firmeza,
Ou ser no vosso amor… Achado em falta.