Saiba de uma vez por todas qual a diferença entre poema e poesia e nunca mais confunda o significado destes dois substantivos!
É muito comum haver confusão entre o que é poesia e o que é poema, uma vez que ambos substantivos são utilizados, às vezes, com a mesma significação.
Se dissermos, por exemplo, “uma poesia de Manuel Bandeira” ou “um poema de Manuel Bandeira”, poderemos estar referindo-nos à mesma coisa, isto é, a uma composição em versos feita pelo poeta Manuel Bandeira.
Porém, se dissermos “a poesia de Manuel Bandeira”, é possível que estejamos referindo-nos a algo de sentido muito distinto de “o poema de Manuel Bandeira”.
Poema e poesia, portanto, são substantivos que podem gerar alguma confusão.
Pensando nisso, preparamos esse artigo buscando explicar de maneira clara qual a diferença entre poema e poesia, para que você nunca mais enfrente dificuldades com essas palavras.
Boa leitura!
O que é poesia?
O dicionário Houaiss dá-nos seis definições para “poesia”. São elas:
- arte de compor ou escrever versos.
- composição em versos (livres e/ou providos de rima), ger. com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens.
- composição poética de pequena extensão.
- arte dos versos característica de um poeta, de um povo, de uma época.
- poder criativo; inspiração.
- o que desperta emoção, enlevo, sentimento de beleza, apreciação estética.
Portanto, o substantivo “poesia” pode assumir diversos significados, a depender do contexto:
No primeiro deles, referimo-nos à arte de compor versos, como, por exemplo, se dissermos “a poesia é a mais difícil das artes”.
No segundo, referimo-nos à composição em versos propriamente dita, como no exemplo que citamos anteriormente, “uma poesia de Manuel Bandeira”.
O terceiro é uma derivação de sentido do segundo.
O quarto, poderíamos aplicá-lo numa frase como “a poesia simbolista francesa”.
No quinto, referimo-nos ao poder criativo à inspiração de um artista ou quem quer que seja, como, por exemplo, se dissermos “acordou tomado de poesia”.
No sexto, “poesia” já quer dizer algo totalmente diferente, e poderíamos dizer, sem erro, “a poesia de uma pintura”.
Além desses significados, “poesia” ainda pode assumir alguns outros, por exemplo, o de gênero literário, como o são a crônica, a novela, o romance, etc.
Vejamos, agora, o que é poema.
O que é poema?
O dicionário Houaiss dá-nos duas definições para “poema”. São elas:
- composição em verso.
- algo que sugere ou evoca um poema, pela beleza, sensibilidade etc.
Portanto, vemos claramente que o sentido de “poema” é mais limitado que o de “poesia”, e que quando dizemos “poema”, ou referimo-nos ou a um texto em versos (metrificado ou não, com rimas ou não), ou utilizamos a palavra figuradamente, como por exemplo se dissermos “aquele filme é um verdadeiro poema”.
Dito isso, estamos prontos para estabelecer de maneira clara a diferença entre poema e poesia.
Qual a diferença entre poema e poesia?
Dizendo da forma mais direta possível, a diferença entre poema e poesia é que a palavra “poesia” assume significados que “poema” não pode assumir.
Quando utilizarmos a palavra “poema”, estaremos referindo-nos a uma composição em versos ou, figurativamente, a algo que a sugere.
Já quando empregamos a palavra “poesia”, além destes significados, poderemos atribuir-lhe outros, como ficou demonstrado nos tópicos anteriores.
Dizemos, por exemplo, “a poesia simbolista francesa”, ” a poesia é a mais difícil das artes”, “a poesia da paisagem”, e em nenhum destes casos podemos substituir “poesia” por “poema” sem que o significado das expressões seja alterado.
Dizer “um poema de Manuel Bandeira” e “uma poesia de Manuel Bandeira” é dizer a mesma coisa, quando referimo-nos a uma composição em versos do poeta Manuel Bandeira; mas quando dizemos “a poesia de Manuel Bandeira”, poderemos, em vez de querer dizer sobre “o poema de Manuel Bandeira”, referir-nos à “poesia”, isto é, às características estéticas e expressivas da obra de Manuel Bandeira, ou mesmo ao gênio criativo do poeta.
Em resumo: um poema é uma poesia; mas “poesia” pode não significar um poema.
Conclusão
Ficamos por aqui!
Esperamos que tenha gostado de nosso artigo e entendido de uma vez por todas a diferença entre poema e poesia.
Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de ver a nossa seleção de poemas de António Nobre.
Um abraço e até a próxima!